Ação de hackers pode deixar todos os arquivos do PC encriptados

Conheça os "sintomas" que seu computador pode apresentar caso seja uma vítima dos criminosos

Publicado em 11/11/2016

Hoje são muitos os riscos na internet, afinal, vivemos em tempos de vigilância constante e abundância de hackers. Uma velha ameaça, mas que se renova o tempo todo, é a dos vírus, cada vez mais resistentes e sorrateiros, muitas vezes passando ilesos pelas barreiras dos antivírus. Hoje listamos alguns dos mais perigosos para ficar de olho e aumentar as barreiras do seu PC/notebook:

Apocalypse

Detectado pela primeira vez em junho deste ano, o malware cria uma encriptação para seus arquivos, impossibilitando seu acesso. Ele ainda deixa um “bilhete” com instruções para recuperar tudo, podendo até pedir quantias em dinheiro ou dados.

Badblock

Ao roubar seus arquivos e informações, os criminosos criam uma página simples na web com instruções para reaver o que foi perdido. Quase sempre envolve pagamento em bitcoins, moeda muito utilizada no mundo cibernético, especialmente na deep web.

Bart

Ao conseguir acesso às informações de alguém, o hacker cria senhas para tudo, o que causa um bloqueio geral. Ele muda o papel de parede da vítima para um documento com as instruções, assim como o dos anteriores.

Cript 888

Quando “roubados”, os arquivos ganham um Lock. antes do nome, e vem aquele aviso com instruções e até ameaças.

Legion

Esse é o que mais prejudica visualmente a vítima, já que os arquivos adquirem um nome enorme e são codificados. Além disso, um pop-up aparecerá de tempos em tempos avisando sobre o ataque, até que seja feito o procedimento para recuperar tudo.

Foto: Divulgação/AVG