Aprenda a deixar seu notebook sempre limpo

Dicas vão ajudar você a manter a sua máquina com aparência de nova

Publicado em 09/01/2017

Manter um laptop limpo não é uma tarefa difícil. No entanto, muita gente deixa de lado alguns hábitos de limpeza, e o aparelho acaba adquirindo uma aparência de desgaste e até abandono. Uma máquina bem cuidada é sinônimo de organização, e pode até estimular você nas atividades em frente ao computador. O site Lifewire elaborou um passo a passo simples de como deixar o seu notebook impecável.

Partes importantes

As principais partes que o usuário deve manter limpas são: carcaça, tela, teclado, entradas e sistema de ventilação.

Você pode até abrir o notebook para limpar o sistema de resfriamento, mas faça isso apenas se tiver experiência. Isso pode ajudar a resolver problemas de superaquecimento ou na função desligar.

Sempre consulte o manual antes de iniciar a limpeza.

Material

  • Álcool Isopropílico: evapora rápido e não deixa resíduos. Uso recomendado para equipamentos eletrônicos e telas de LCD. Não use amônia, água da torneira, água mineral ou limpadores de janela.
  • Água destilada ou filtrada: evite água da torneira, que pode deixar manchas permanentes.
  • Ar comprimido aerossol
  • Flanela: do tipo usado para limpar lentes de óculos. Pode ser 100% algodão. Não utilizar papel toalha, lenços de rosto ou tecidos ásperos.

Preparação

Certifique-se de que o computador está desligado e com a bateria removida. 

Faça uma solução, na proporção 1:1, com a água e o álcool.

Umedeça o tecido com a solução (não deixar muito molhado). Nunca utilize o spray diretamente na máquina, o líquido sempre deve ser aplicado no tecido antes.

Carcaça

Use o tecido para limpar o exterior do notebook. Isso vai deixá-lo com aparência de novo. Em seguida, limpe as áreas ao redor do teclado.

Tela

Utilize o mesmo tecido (se não estiver muito sujo). Faça movimentos leves circulares, laterais ou de cima para baixo.

Teclado e Touchpad

Utilize o spray de ar comprimido para retirar a sujeira, migalhas ou qualquer outra coisa que possa estar presa às teclas. Se o teclado estiver muito sujo, você pode remover as teclas e limpá-las com hastes flexíveis de algodão emulsionadas na solução. 

Entradas e Sistema de Ventilação

Utilize o spray de ar comprimido para limpar as aberturas: entradas e ventilação. Aplique o spray de um ângulo no qual a sujeira saia do laptop, ao invés de entrar. Cuidado ao aplicar nos ventiladores – caso o jato seja muito forte, o líquido pode acertar as pás. Para evitar que od ventiladores girem demasiadamente (o que pode comprometê-los), coloque uma haste flexível ou palito de dente entre as pás, para que fiquem no lugar.

Último passo

Certifique-se de que o aparelho esteja completamente seco antes de ligá-lo. 

Foto: Divulgação