Computadores deixam de ser maior fonte de acesso à internet no Brasil

Estudo do IBGE divulgou dados sobre as conexões, e pela 1ª vez os smartphones lideram o ranking

Publicado em 23/12/2016

Segundo o mais recente estudo do IBGE, pelo primeiro ano os brasileiros acessam mais a internet pelo celular do que pelo computador. Cerca de 92% dos smartphones em uso permitem o acesso e são usados pelos usuários, número que supera facilmente os 70,1% dos computadores. Esse predomínio se dá pela maior aquisição de aparelhos portáteis e que não dependem de banda larga para conexão.

Além dos celulares, outro eletrônico que cresceu nos acessos foi a TV, afinal, as novas gerações de televisores possuem conexão e estão mais acessíveis, presentes em 7,5% dos domicílios. Modelos como as Smart TVs são praticamente computadores e se conectam enquanto a programação é transmitida. Em contrapartida, os tablets caíram na contagem, figurando em 11,7% dos lares.

É a primeira vez que os computadores, PCs ou notebooks, perdem a dianteira nos números, muito pela praticidade e rapidez do uso dos smartphone, onde quer que esteja seu usuário. Mesmo os modelos mais básicos já estão ganhando suporte para internet 4G e os planos das operadoras têm priorizado os pacotes de internet, não mais o SMS e minutos de voz. A tendência é aumentar ainda mais.

Foto: Divulgação