Dicas para impedir que seu computador fique lento

Aprenda a deixar a performance da sua máquina excelente por mais tempo

Publicado em 11/01/2017

Utilizar um computador novo é sempre uma experiência muito agradável. Tudo funciona perfeitamente, o tempo de inicialização é curto e conseguimos executar a maioria das funções com bastante rapidez. Com o passar dos anos, no entanto, todos esses processos começam a ficar mais lentos, e já surge a impressão de que precisamos de uma máquina nova.

Para que essa sensação não chegue tão cedo, existem certas precauções que podemos tomar para evitar esse tipo de problema. O site norte-americano Gizmodo separou algumas dicas fáceis, que vão deixar seu aparelho rápido e eficiente por mais tempo:

1) Tenha o mínimo possível de programas e extensões

Quanto mais programas e extensões de browser estiverem presentes em seu sistema operacional, maior será o trabalho executado e o volume de recursos do sistema utilizados.

Pense duas vezes antes de instalar qualquer coisa e considere se a necessidade existe realmente. Sempre leve em conta se o software desejado apresenta uma versão web ou se é possível rodar uma versão portátil a partir de um pendrive, por exemplo. 

Tudo que não estiver sendo utilizado em seu sistema deve ser desinstalado. Manter o maior volume de espaço de armazenamento livre ajuda a deixar seu computador mais rápido.

2) Reduza o número de inicializações automáticas

Muitos programas são inicializados juntamente com o sistema operacional, o que pode acabar consumindo muito tempo e comprometendo o desempenho em um panorama mais geral. Essa facilidade pode ser muito útil para recursos utilizados com frequência, mas não deve ser aplicada a todo software.

Para verificar quais programas são esses, vá até a aba Inicializar no Gerenciador de Tarefas (Windows) ou na opção Usuários e Grupos, em Preferências de Sistema (Mac).

3) Priorize a segurança

Uma das causas mais comuns para a lentidão do sistema é a presença de malwares indesejados. Não somente vírus entram nessa lista, mas também extensões de browser reunindo dados de publicidade e funcionalidades de utilidade duvidosa que acompanham certos softwares.

Malwares e adwares indesejados podem se alojar em seu sistema de forma sorrateira, e um bom programa de segurança ajuda a combater esse problema. Adquirir um plano pago, ao invés dos grátis, é sempre uma boa solução.

4) Mantenha tudo atualizado

Uma das chaves para um sistema saudável é mantê-lo atualizado. Isso ajuda a reparar bugs de segurança, geralmente otimiza códigos, adiciona novas funcionalidades e melhora a compatibilidade com os outros hardwares e softwares presentes no seu sistema.

5) Resete

É sempre bom resetar sua máquina de volta ao seu estado original de fábrica. As versões mais recentes do Windows e Mac deixaram esse procedimento muito mais fácil - é possível até realizar essa tarefa sem perder nenhuma informação pessoal.

Certifique-se de que você realizou um backup das informações mais importantes e de que você poderá fazer o download e a reinstalação dos programas presentes.