5 dicas para saber a hora certa de trocar o notebook

Barulhos e falhas de funcionamento são os principais indicadores; aquecimento é o problema mais comum

Publicado em 30/03/2017

Você é daqueles que espera até o último segundo para trocar ou renovar algo? Mantém aquele tênis sem sola, camiseta rasgada ou o celular com a tela toda quebrada? Seja por razões econômicas ou pessoais, essa prática é bem comum, mas no caso dos notebooks, ela pode prejudicar seu trabalho e a sua segurança.

Os computadores costumam dar mostras de quando estão perto do fim de sua vida útil, ou quando aparece qualquer problema. Hoje nós reaproveitamos as dicas do TechTudo para mostrar como seu notebook está alertando sobre os problemas dele. Confira:

Barulhos

Os computadores devem ser silenciosos, justamente para não incomodar o usuário ou o ambiente onde estão localizados, mas quando ele começa a emitir barulhos de peças em contato, ou mesmo sons eletrônicos, é melhor ficar alerta. Normalmente, o som mais comum é o da ventoinha que refrigera a placa-mãe, já que as peças podem estar em colisão.

Falha ou demora na inicialização

Normalmente, o Windows tem início rápido quando está tudo em ordem, mas se você notar que está demorando muito ou os programas não estão carregando corretamente, é sinal de que o processador e a memória RAM podem estar sobrecarregados. Melhor visitar um especialista.

Problemas no funcionamento

Se uma porta USB para de funcionar ou aparece algum pixel morto na tela, é sinal de que algo está errado no sistema. As peças de hardware costumam apresentar erros, então é sempre bom manter a manutenção do aparelho em dia. Caso os problemas sejam muitos, é melhor aposentar o computador e partir para um novo.

Sistemas incompatíveis

É comum a renovação dos sistemas operacionais como Windows e Mac OS, e com a evolução deles, os requisitos para rodá-los são mais exigentes. Se sua máquina não suporta versões atualizadas, em algum momento o desempenho dela vai apresentar falhas, além de ser considerada ultrapassada.

Aquecimento acima do normal

As peças do computador usam energia elétrica para poder funcionar, e por esse motivo elas se aquecem. Para isso existe o sistema de refrigeração, mas este pode não dar conta, fazendo com que a temperatura suba. Sendo assim, mantenha o indicador de temperatura ativado, e se o problema persistir, é melhor levar para o técnico dar uma olhada, ou simplesmente desistir do aparelho para sua própria segurança.

Não perca tempo e leve o computador para a assistência técnica, ou se precisar dele para trabalhar ou estudar, comece as pesquisas em busca de um novo modelo.

Foto: Divulgação