Empresa japonesa cria robô de oito metros de altura

Com uma pessoa operando, o gigante Landwalker Mononofu é capaz de andar

Publicado em 30/01/2018
Robô gigante da Sakakibara Machinery Works Inc

Parece que a realidade já está superando os filmes de ficção científica. Como acontece com os robôs, que estão se tornando cada vez mais parte da vida das pessoas, ganhando formas e tamanhos surpreendentes. Um exemplo incrível dessa tecnologia é a última novidade da empresa japonesa Sakakibara Machinery Works Inc., que desenvolveu um robô gigante.

Inspirado no filme Círculo de fogo e animes como Mobile Suit Gundam, a Sakakibara desenvolveu o robô Landwalker Mononofu. Com nove metros de altura e mais de sete toneladas, o grandão é capaz de andar com uma pessoa operando-o.

O Landwalker Mononofu impressiona pela grandiosidade, no entanto, as suas funções decepcionam: ele ainda é lento, pois anda em uma velocidade máxima de 600 metros por hora (0,6 km/h), já que suas pernas não são articuladas.

Até o equipamento ficar pronto, foram seis anos de trabalho. Mas, antes dele, a Sakakibara se lançou no mercado com versões menores: um robô para crianças, que custava R$ 63 mil, e outro modelo que atirava bolinhas de tênis. 

De acordo com a empresa, o novo exemplar não está à venda, mas está disponível para aluguel.

Foto: Divulgação/Sakakibara Machinery Works Inc.