Fique atento ao novo vírus que "sequestra" seu computador

Depois de tirar o acesso do usuário, hackers exigem pagamento ou disseminação do malware

Publicado em 14/12/2016

Como se já não houvesse uma infinidade de vírus para nossos sistemas, um bem malicioso foi descoberto pela equipe MalwareHunterTeam. Se trata de um sequestrador de computadores que trava todo o conteúdo da máquina com uma criptografia, e só libera o uso para o usuário se o pagamento de uma bitcoin (equivalente a 750 dólares) for feito. A vítima tem uma opção mais barata, mas um tanto sacana, para recuperar seu acesso: infectar duas pessoas de seu círculo de contatos.

Batizado como Popcorn Time, o malware não tem nada a ver com o famoso programa de filmes e séries pirateadas, mas usa o nome para atrair suas vítimas. Depois de contaminadas, elas perdem todo o acesso ao computador e recebem a intimação. Com apenas duas soluções, é preciso pensar no que é pior fazer, mas a equipe que descobriu a ameaça contou que ainda não há um código definitivo para o problema, o que dá mais tempo para os antivírus se prepararem.

Torça para não ter sua máquina infectada, já que uma decisão dessas vai doer no bolso ou na consciência, não é? De um jeito ou de outro, os hackers saem ganhando.

Foto: Divulgação