Grandes avanços nas conexões de internet são esperados para 2017

Expectativa é de que as velocidades superem a casa dos TBs e o acesso domiciliar melhore consideravelmente

Publicado em 28/12/2016

A internet nunca esteve tão populosa e rápida como nos dias de hoje, mas obviamente o ser humano quer mais, então testes são realizados constantemente para melhorar as conexões e garantir o melhor serviço, tanto para o público comum quanto para os laboratórios de pesquisa. Velocidades astronômicas e cabos capazes de conduzir tais velocidades ainda não são uma realidade, mas podem ser no próximo ano.

Hoje em laboratórios e supercomputadores, a internet já superou a casa do GB (gigabyte), o que representa centenas de vezes a velocidade que a maioria das pessoas tem em casa. As provedoras querem mais: superar a casa do TB (terabyte), mas calma, isso ainda é impossível de ser transmitido via cabos telefônicos, mas com a evolução da fibra óptica, podemos ter novidades em 2017.

Sabemos que no Brasil tais avanços devem demorar até mais do que no exterior, mas a longo prazo, podemos ter conexões de até 10 GB/s nos cabos ethernet (aquele amarelo que fica plugado no roteador). Isso representaria o fim das conexões lentas e o custo seria barato, afinal, o equipamento não mudaria.

O Facebook já manifestou interesse em melhorar seu serviço de forma independente. Para dar acesso à internet em áreas remotas e rurais, Mark Zuckerberg e cia possuem cientistas trabalhando em um sistema que transmitiria as ondas via laser, com feixes de luz viajando a milhares de quilômetros por hora para as conexões. Já pensou se o Facebook toma o lugar dessas operadoras que vivem nos estressando? Pode acontecer.

Foto: Divulgação