Guia | Saiba tudo o que você precisa para adquirir o melhor processador

Comparamos as duas grandes marcas, Intel e AMD, e definimos as características de cada um

Postado em Guias em

Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo digital, interessadas em constantemente testar os limites da tecnologia, as grandes empresas são desafiadas diariamente a evoluir o desempenho de uma pequena peça que nada mais é o cérebro dos computadores.

Atualmente, a linha de processadores mais vendidos, e que são considerados os melhores, é a Intel, atendendo tanto o público básico quanto o profissional avançado. No entanto, tem como sua principal rival a empresa AMD, que fica em segundo lugar no ranking e não deixa de suprir a necessidade dos usuários.

Intel

Pioneira de vendas desde a década de 1990, hoje a empresa domina o mercado com a "família" Intel Core. Suas versões - o i3, i5 e i7 - já estão na sua 5ª geração. Estas já são mais avançadas, Mas para as pessoas que fazem um uso básico de acesso à internet, a empresa continua evoluindo sua primeira identidade de processadores com a linha Pentium que trouxe fama a marca em seu lançamento.

Intel Pentium Processor G3450 – é a geração mais top da linha. Um ótimo processador para quem gosta de navegar nas redes sociais, assistir alguns vídeos ou editar um documento, seja ele texto, planilhas ou slides. Ele não deixa de ter um bom funcionamento mesmo se precisar utilizar várias janelas no seu navegador enquanto faz suas tarefas. Possui memória cache (de acesso rápido) de 3MB e clock (desempenho) de 3.40GHz, trabalhando com 2 núcleos e 2 threads.

Intel Core i3 5157U 5ª Geração – A linha Core i3 nada mais é do que um Dual Core melhorado que foi fabricado com a mesma intenção das linhas básicas da Intel, visando atender usuários que gostam de efetuar downloads de músicas, filmes e arquivos em geral, obtendo um custo intermediário, porém acessível. A geração possui 3MB de memória de cache, clock de 2.50GHz, trabalhando com 2 núcleos e 4 threads, e Intel Iris Graphics 6100 (que auxilia nos gráficos do computador, vídeos e imagens).

Intel Core i5 5287U 5ª Geração – Ideal para usuários que executam tarefas um pouco mais avançadas, o Core i5 foi desenvolvido para atender execuções de programas do tipo Photoshop, NetBeans e algumas versões do pacote Adobe. É também o mais procurado pelas empresas de tecnologia pelo seu desempenho. Com 3MB de memória de cache, up to de 3.30GHz, clock de 2.90GHz, trabalhando com 2 núcleos e 4 threads e Intel HD Graphics 6100.

Intel Core i7 5960X Extreme Edition – Máximo desempenho para games e multimídias, englobando as atividades convencionais com o máximo de conforto sem preocupação com travamento. Trabalha com 20MB de memória de cache e 3.50GHz de clock, totalmente desbloqueado para quem quiser desfrutar ainda mais de seu desempenho, fazendo um overcloked (aumentando o clock).


AMD (Advanced Micro Devices)

Inaugurada em 1969, exatamente um ano depois da sua concorrente direta, a AMD baseia seus microprocessadores em desempenho gráfico, e por causa disso muitos experientes em games e softwares que buscam tornar a computação gráfica cada vez mais próxima a realidade optam por montar suas máquinas com esses pequenos poderosos. 

AMD A4-6210 – Ideal para o uso básico. O A4 supre o desempenho nas multitarefas de edições de textos, acesso a redes sociais e sites em geral, auxiliando na execução de seus vídeos sem distorção, com a placa gráfica Radeon R3 (mesma função da Graphics da Intel). Trabalha com 4 núcleos, 1.80GHz de clock, 600MHz de clock da placa gráfica e 2MB de memória de cache.

AMD A6-7000 – Atende alguns programas de edição de imagens e multimídia, trazendo total conforto na navegação de multitarefas com custo acessível á qualquer público. Trabalha com 5 núcleos que são divididos para melhor execução: 3 são usados na placa gráfica do Radeon R4 e 2 são deixados para processamento de informações. A velocidade máxima do clock é de 3.0GHz, 533MHz para gráfico e 1MB de memória de cache.

AMD A8-7200P – Desenvolvido para brigar diretamente com seu concorrente Core i5, o A8 consegue em alguns aspectos superar a versão mais básica do Intel Core i7, com ótimo desempenho em programas mais pesados e suportando alguns jogos que não exigem muito gráfico. Trabalha com a Radeon R5 com 4 núcleos para processamento e 4 para gráficos - no total de 8 núcleos -, com clock para informações de 3.3GHz e 626MHz de clock para gráficos com 4MB de memória de cache.

AMD A10-7400P – O mais top lançamento da empresa em 2014, o A10 veio para superar os limites dos games e deixar os apaixonados por jogos ansiosos. Com a Radeon R6 de 654MHz o A10 trabalha com 10 núcleos, sendo 4 são destinados para o processamento de  informações e 6 para o gráfico, clock de 3.4GHz e cache de 4MB.

Compatibilidade 

Mesmo que o processador seja uma das peças mais importantes do computador, para que tenha um bom desempenho, é preciso componentes de hardware compatíveis com ele. E a memória RAM é uma dessas peças.

TudoNotebook.com - O seu guia diário de tecnologia!

Grupo de Ofertas

TudoNotebook.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudonotebook.com