Saiba como deixar a inicialização do seu computador mais rápida

Descubra como desabilitar configurações para que a máquina fique mais rápida; em último caso, solução é mais memória RAM

Publicado em 11/05/2017

Computador novo é sempre uma maravilha, mas depois de um certo tempo de uso, ele começa a apresentar alguns problemas, como lentidão na hora de iniciar. Felizmente é possível tomar algumas medidas apenas mexendo nas configurações, sem a obrigação de comprar novas peças ou levar na assistência técnica. Então hoje daremos algumas dicas, como fez o portal Olhar Digital, para deixar sua máquina um pouco mais rápida. Confira:

Inicialização automática dos programas

Quando o usuário liga o computador, é comum que alguns programas, como os antivírus e Skype, se iniciem automaticamente. É possível desabilitar essas funções, assim o processador não fica sobrecarregado para deixar tudo pronto tão depressa. Basta acessar o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Alt+Del) e escolher manualmente.

Economia nos drivers

Durante a inicialização, o seu PC/notebook já deixa prontos os drivers dos dispositivos que se conectam, como USBs, CD/DVDs, impressora e outros periféricos, mas isso é customizável. No Gerenciador de Dispositivos (Windows+Pause/Break), desabilite os “inúteis” e poupe um pouco o processador.

Inicialização rápida

A função, exclusiva do Windows 10, permite que o aparelho esteja pronto para uso mais rapidamente. Use essa vantagem apenas se for necessário. É possível alterar a configuração em “Opções de energia” e em seguida “Escolher a função do botão de energia”, no Menu Iniciar.

SSD x HD

Os cartões de memória são uma boa opção para quem quer mais leveza no funcionamento do computador. Enquanto eles possuem um processamento próprio e funcionam como anexos, o HD exige mais energia e pode ser o motivo da lentidão. 

Apostar na memória RAM

Depois de consultar um especialista e ter a certeza de que sua placa-mãe suporta tais melhorias, comprar mais memória RAM pode ser a resposta, já que esse sistema está diretamente ligado à fluidez ou lentidão nas operações. Nas máquinas atuais, 8 GB é praticamente um requisito mínimo, então é melhor abrir a carteira. 

Foto: Divulgação